Voltar para a página inicial

12 dicas para cuidar da casa: porta principal e entrada

[tempo de leitura: 6 min]

A porta de entrada principal diz muito sobre o lar e a saúde de seus moradores. Por analogia, a porta representa a boca de uma pessoa. O que entra pelo portal de entrada é considerada a nutrição, alimentação desse lar, fluindo com o qi / chi ou igualmente conhecido como energia vital que circula pelos espaços.

Da mesma forma que a alimentação conta sobre a saúde de um corpo, a energia que entra pela porta da casa também traz informações. Se a porta principal de uma casa recebe energia adequada, a casa se torna saudável e harmonizada, consequentemente os moradores também.

Abaixo, seguem 6 recomendações que considero as principais para aplicar na porta principal e mais 6 sugestões para área de entrada 🚪

Boa leitura!

Sua porta principal precisa:

  1. Abrir 90 graus, ou seja, sem nada que impeça atrás;
  2. Não raspar no chão e nem fazer barulho ao abrir;
  3. Fechaduras, maçanetas, dobradiças, chaves e trincos devem estar em perfeito funcionamento;
  4. Possuir o número da casa visível. Assim, a ‘sorte’ te encontrará mais facilmente 🍀;
  5. Ser convidativa: gosta do material que ela é feita ou mesmo da cor que ela apresenta? Senão, mude! É muito importante você gostar do que vê, especialmente por influenciar como você entra em casa;
  6. Para quem gosta de amuletos, escolha um que represente proteção para a casa. E pode sair do óbvio, busque em sua história de vida um símbolo pessoal com o qual você sinta tal conexão.

Imagens são sempre bem-vindas para ilustrar uns exemplos inspiradores. Abaixo seguem algumas fotos com portas bem coloridas, até porque cor é emoção e energia. Quem não tem limitações de normas em condomínio como eu e tiver coragem de pintar, aproveite. Cor pode mudar tudo!

Uma porta amarela para áreas regidas pelo elemento terra
foto: Karla Caloca
Olha as influências do elemento água e madeira: nas formas irregulares e tons de verde
foto: Angela Pham

Ademais, uma casa pode possuir porta de serviço ou dos fundos. Essas portas geralmente estão localizadas em diferentes setores da casa, mas antes de iniciarmos uma consultoria, sugiro usar a porta principal. É como a mestra de Feng Shui Silvana Occhialini fala: “o rei entraria no palácio pela porta principal ou pela porta de serviço?” A resposta provavelmente você já sabe!

Contudo, quando realizamos o estudo completo nas Consultorias Avançadas, às vezes é necessário usar com mais frequência a porta de entrada que está num setor mais favorável. Isso é confirmado a partir da aplicação do Ba Gua e outras ferramentas.

Saindo um pouco do universo das portas, mas ainda falando da sua chegada em seu lar… Pode ser que você more numa casa e tenha um espaço amplo externo, ou então resida em um condomínio com área comum compartilhada. Mas para mim, essas dicas abaixo são as 6 sugestões gerais que você já pode seguir antes de fazer uma consultoria.

Sua entrada ou hall precisam:

  1. Estar livre de objetos que obstruam o fluxo de entrada e passagem;
  2. Se sua entrada for direto para um hall, procure posicionar uma sapateira para evitar deixar calçados largados que impeçam a passagem livremente. (sabe aqueles sapatos que ficam em cima do tapete da porta? então… 😂);
  3. Iluminação e ventilação adequada. Saúde e bem-estar no lar começam de fora para dentro;
  4. Decoração afetiva: traga o que te faz sorrir ao entrar em casa. Demonstre sua personalidade neste local também;
  5. Ser acolhedora: se você possui espaço externo, use vasos de plantas ou tenha jardins. Escolha espécies condizentes e proporcionais, respeitando o fluxo de entrada livre. Obs.: numa consultoria, conseguimos direcionar as melhores plantas de acordo com a localização da porta;
  6. Um pouquinho de neurociência nesse Feng Shui: estimular os 5 sentidos. Use cores, aromas, texturas que possam trazer sensações gostosas e de boas vindas.
  • DE DENTRO
Falando de hall, móveis de apoio e decor afetiva
Foto: Linh Le

Esse móvel verde roubou a atenção dos meus olhos!
Foto: Alexandre Gorn
  • DE FORA
Entradas com plantas trazem boas vibrações para qualquer entrada
foto: Lucija Ros
Mdina: memórias de uma viagem para Malta, em 2018
foto: acervo pessoal

Além dessas fotos inspiradoras acima, existem espécies específicas que protegem a casa e que são conhecidas como plantas ligadas ao espiritual. Já que falamos da vibração do ano 2023 no texto anterior, cactos e espada de são jorge serão muito indicadas para áreas externas neste ciclo novo.

⚠️ E claro, atenção ao que você encontra de informação por aí! ⚠️ Para harmonizar entradas, encontramos algumas sugestões milagrosas pela internet, porém o uso inapropriado de alguns objetos pode fazer diferença nenhuma… Por isso, quando existir dúvidas não se acanhe. Este é o momento de perguntar! E se caso sua pergunta seja mais complexa, será indicado uma hora avulsa ou uma consultoria básica, direcionada aos seu questionamentos antes de investir financeiramente em itens sem utilidade.

Como disse acima, essas são as dicas que considero essenciais antes de fazer algum estudo mais elaborado e lembre-se de aplicar o que faz sentido para você porque aqui praticamos leveza e verdade. Ah, e gostaria de saber se colocou em prática ou se ficou com alguma dúvida 🗣️ sou todo ouvidos!

Nos lemos em breve, 
Mari

_

Facilito mudanças para você se sentir em casa 🏠
Saiba mais em oi.marinapaixao.com

,