Voltar para a página inicial

Onde a Arquitetura e o Feng Shui se encontram

[tempo de leitura: 5 min]

Uma aparição para não deixar passar uma data tão importante e trazer mais assunto para cá especialmente hoje, 15/12 é dia do arquiteto e urbanista. Essa é a minha graduação e base de tudo que construí no meu método de trabalho. Contudo há um pouco mais de 4 anos optei por ressignificar meu ponto de vista do que é arquitetura para mim e como seria a minha relação com ela.

Durante esse tempo, muitas pessoas ainda me perguntam de onde surgiu a integração com o Feng Shui e as terapias. Naturalmente, acabo respondendo na linha de raciocínio de que a arquitetura e o Feng Shui se encontram o tempo todo e quis trazer pontos breves do porquê que acredito nisso.

Como disse Winston Churchill “nós moldamos os nossos edifícios, e depois eles nos moldam”. Enquanto isso, os mestres de Feng Shui afirmam que o Chi (energia vital) da casa e o Chi humano são muito próximos e exercem uma influência mútua. O bom fluxo do Chi da casa melhora o Chi dos moradores e vice-versa. Seriam formas diferentes de falar a mesma coisa, não?

Os estudos caminham além, comprovando que não só a arquitetura, como também o urbanismo das cidades podem afetar o humor e sensação de bem-estar nas pessoas. Células específicas da região do cérebro são sintonizadas as cores, geometrias e formas presentes nos ambientes e à organização dos espaços que habitamos. Opa, opa, opa… estudo de cores, geometrias e formas é um dos tópicos que o Feng Shui traz em sua teoria, considerando alguns impactos nessas escolhas há milênios!

Cada vez mais, áreas complementares como a psicologia e a neurociência estão se aproximando da compreensão multidisciplinar dos ambientes que vai além da escolha de materiais, revestimentos e tendência do mercado. Isso beneficia não só o profissionais, mas também os moradores e todos os usuários da arquitetura, seja ela residencial ou não.

É necessário consciência de que estamos em busca de espaços cada vez mais acolhedores e por traz de cada escolha, pode existir um significado mais profundo e é mais um aspecto que a sabedoria oriental traz em suas diretrizes. Ou seja, não é mais um encontro somente da arquitetura com o Feng Shui e sim um encontro com a vida, Feng Shui e várias outras áreas de conhecimento.

A arquitetura de fato possui um grande efeito sob os habitantes, impactando diretamente na produtividade, no funcionamento do cérebro, do corpo como um todo e claro, na saúde e bem-estar geral. Por isso que pra mim, a conexão Casa&Corpo acontece através da própria arquitetura.

Esse texto daria um artigo complexo ou até mesmo um livro recheado de capítulos… Mas por enquanto não abrirei com tal complexidade que este tema merece, apareci só para marcar o dia e compartilhar brevemente a perspectiva de vivenciar o encontro da sabedoria milenar com a minha formação.

E por fim, se a casa é um espelho da relação do morador com ele mesmo na visão integrativa oriental, o arquiteto tem papel fundamental ao criar esse reconhecimento e reflexo. Por isso, feliz dia do arquiteto e urbanista, colegas que estão por aqui. Essa profissão impacta vidas diariamente!

Nos lemos em breve.
Com amor e intuição,
Mari

_

Facilito mudanças para você se sentir em casa 🏠
Saiba mais em oi.marinapaixao.com

,